Setembro 1941 – As estrelas amarelas costuradas nas roupas ou braçadeiras com Estrela de David que os judeus foram obrigados a utilizar durante a ocupação dos diversos países pela Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial (dentro da Alemanha, inclusive, a partir de 1/set/1941), são razoavelmente conhecidas.
Na Bulgária foi diferente. A determinação era este botão costurado na roupa. Estar com o botão preso com alfinete e não costurado era motivo para um judeu ou uma judia serem espancados por policiais.
A Bulgária era um país aliado à Alemanha de Hitler. Em setembro 1941, foi imposto um toque de recolher aos judeus, permitindo-lhes sair de casa apenas duas horas por dia. Além disso, todo judeu foi obrigado a costurar um botão de estrela amarela na lapela.
Estrelas amarelas foram distribuídas aos judeus na Bulgária pelo KEV, o “Comissariado para as Questões Judaicas”, e o KEV também providenciou para que fossem usadas por todos os judeus.
O sistema de marcar judeus não funcionou corretamente. Judeus privilegiados e convertidos à outra religião estavam isentos de usar essas estrelas, que eram as menores estrelas judaicas produzidas para esse fim na Europa. Em segundo lugar, as fábricas não estavam produzindo as estrelas tão rapidamente quanto os alemães queriam (em novembro de 1942, apenas 20% das estrelas tinham sido produzidas).
Com informações do Yad Vashem, localização desta foto, por José Roitberg, jornalista e pesquisador